Topo

Notícias

Apicultura do sul do Piauí apresenta bons resultados 03/04/2008

Apicultura do sul do Piauí apresenta bons resultados


Treinamentos e floradas naturais garantem resultados satisfatórios para apicultores e Sebrae contribui para organizar a cadeia produtiva

Agência Sebrae Notícias

 

Teresina - Os mais de 200 integrantes da Associação de Apicultores para o Comércio Justo e Solidário de São Raimundo Nonato, a 517 quilômetros ao sul de Teresina, têm o que comemorar. A entidade envolve apicultores de São Lourenço, de São Raimundo Nonato e de Fartura do Piauí.

"Este ano está muito bom para a apicultura aqui da região. As floradas são naturais, estão bastante produtivas e já comercializamos parte dessa produção para o exterior", comemora o presidente da associação, Henrique José Nery Júnior. A capacidade de produção da entidade é entre 200 a 300 toneladas/ano. O mel é comercializado para os Estados Unidos e para a Europa.

Quanto à geração de trabalho e renda, Nery Júnior afirma que depende da capacidade empreendedora do apicultor. "Tudo depende da força de vontade do produtor e da organização dele. É preciso buscar informação e técnica para conquistar uma renda satisfatória. Aqui há produtores que garantem um salário médio de R$ 1,5 mil", destaca.

Desde 2006, o Sebrae no Piauí realiza um trabalho de organização dessa cadeia produtiva, por meio de diversos treinamentos. "São cursos em manejo, associativismo, alimentação de abelhas, gestão do agronegócio. A Instituição trabalha somente com o mel a granel, não fracionado, então, vamos intensificar ações em comercialização", explica o gerente do escritório do Sebrae em São Raimundo Nonato, Edgard Negreiros.

Em abril, os apicultores da região vão receber a visita da Unidade Móvel de Apoio à Apicultura, que dá orientação técnica a quem trabalha no setor. De acordo com o Nery Júnior, outra novidade é a certificação para os apicultores. "Na associação já temos 76 apicultores que trabalham com certificação orgânica. Até 2009, vamos trabalhar para que todos os apicultores da entidade possam receber o selo de apicultores orgânicos", acrescenta o presidente.

 




 Voltar