Topo

Notícias

Coleta de própolis 20/03/2008

Coleta de própolis


Confira a terceira parte do artigo sobre própolis.

Extraído de: Revista Zum-Zum outubro/ dezembro-2007

As abelhas retiram a própolis dos vegetais com a ajuda de suas mandíbulas e do primeiro par de patas. O ácido 10-hidroxidecenóico secretado pelas glândulas mandibulares facilita o trabalho de trituração e amolecimento da resina, que finalmente é depositada na corbícula (cesta de pólen) presente no terceiro par de patas, isto pode ser realizado com a abelha parada ou em pleno vôo.

 

Ela pode levar de 15 minutos a uma hora para encher as corbículas. Esta duração depende diretamente da temperatura; no horário mais quente o serviço é mais rápido. Quando a campeira chega carregada de própolis à colméia, ela se dirige imediatamente ao local onde está sendo requisitada a própolis, permanecendo quieta.

 

Outras operárias a cercam, pegam pequenas partículas da própolis, adicionam cera e comprimem a própolis no local desejado. Este processo pode demorar horas, e quando a abelha coletora fica livre da carga sai em busca de mais própolis.

 

As abelhas coletoras de própolis são as mais velhas, que estão em sua última fase de vida.

 

O horário de coleta varia entre as 10h e 16h, podendo, no verão, em razão das altas temperaturas, iniciar mais cedo a coleta e termina-la mais tarde.

 

A coleta de própolis ao tem determinação nem constância; varia de acordo com as necessidades do enxame, aumentando a intensidade da coleta com o abaixamento da temperatura.

Leia também:

 

Utilização da própolis na colméia

Origem e função da própolis




 Voltar