Topo

Notícias

07/02/2008

Estudo revela riquezas do mel da Serra Gaúcha


Da Agência Sebrae Notícias

Foi encontrado na região um tipo de mel que, em um ano, produz o mel de Bracatinga e, no outro, libera uma resina escura que dá origem ao mel melato, muito valorizado e consumido nos países europeus.

Caxias do Sul - Apesar de a Serra Gaúcha ser considerada uma região produtora de um mel diferenciado, de qualidade, em virtude da sua florada, a quantidade ainda está abaixo do esperado. É o que demonstram os primeiros resultados de uma consultoria técnica que está sendo realizada com os produtores de mel dos municípios de Antonio Prado e de Vacaria.

O estudo revela que os maiores produtores de mel da região produzem 22 quilos por caixa no ano, e que, com a qualificação no manejo das colméias e maior conhecimento técnico, poderiam chegar a 50 quilos por caixa, no mesmo período. A Alemanha, por exemplo, produz até 120 quilos de mel por safra.

O diagnóstico mostra ainda que pode existir na região a própolis verde, encontrada em algumas regiões do Brasil, usada para fins terapêuticos. A consultoria é uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Sul, por meio do projeto Pólo Regional de Apicultura da Serra Gaúcha integrante do Programa Juntos para Competir.

"Os apicultores estão descobrindo novas riquezas do mel", afirma a consultora do Sebrae/RS, Maristela Krügel. Ela lembra que foi encontrado na região um tipo de mel que, em um ano, produz o mel de Bracatinga e, no outro, libera uma resina escura que dá origem ao mel melato, muito valorizado e consumido nos países europeus.

Nessas visitas às propriedades rurais na Serra, a consultora descobriu também a existência da própolis verde, conhecida pelas suas propriedades terapêuticas. Uma mostra do material foi enviada para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para ser analisada. Se confirmada a existência, o Estado entrará no seleto grupo de produtores do tipo de própolis que, atualmente, é encontrado somente em Minas Gerais e em São Paulo.

Nas
visitas que duram cerca de uma hora, a consultora abre as caixas, verifica como é feito o manejo, fotografa os apiários, realiza análise técnica, identifica os pontos fortes e fracos na produção e sugere melhorias, que podem ser realizadas a curto, médio e longo prazos pelo produtor.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5165 e (51) 3216-5182
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS - (51) 3216-5006
Sebrae Serra Gaúcha - (54) 3215- 5069




 Voltar