Topo

Notícias

16/01/2008

EBDA adere ao Programa Nacional de Georreferenciamento e cadastro de apicultores


Fonte: www.brasilapicola.com.br

Durante os dias 18 e 19 de dezembro de 2007 a equipe da Confederação Brasileira de Apicultura apresentou a proposta do programa PNGEO e traçou metas junto à equipe técnica da EBDA para a execução do programa no estado. O Dr. Osvaldo Alves Sant’Anna, Diretor executivo da EBDA, declarou que a introdução das geotecnologias aplicadas à extensão Rural será uma das principais bandeiras nesta gestão. Recentemente a empresa adquiriu 29 aparelhos GPS e está em fase de compra do programa de processamento dos dados gerados no equipamento GPS.

Na programação foi traçada a meta do cadastro georreferenciado de 200 apiários na Bahia até março de 2008 onde a intenção é apresentar o levantamento piloto regional no congresso Brasileiro de Apicultura que será realizado em julho de 2008, em Belo Horizonte-MG. Nos dias 21 e 22 de Janeiro de 2008 esta programado o treinamento para quatro técnicos da empresa com o Médico Veterinário Ricardo Lustosa da EMATER do Pará e Coordenador de Georreferenciamento da CBA com o intuito de normatizar a metodologia do levantamento georreferenciado o qual será adotada. São estimados 5.500 apicultores em todo o estado da Bahia a programação é de que o cadastro seja realizado por etapas realizando 2.750 apicultores até 2008 e os outros 50% restantes até o final de 2009.

A EBDA possui aproximadamente 140 escritórios locais, 20 regionais e possui ainda na área de apicultura o CENTREAPIS - CENTRO DE PROFISSIOINALIZAÇÃO DE APICULTORES E FLORICULTORES localizado no município de Amélia Rodrigues.  São 668 extensionistas rurais em todo território Baiano conferindo uma grande capilaridade dentro do estado. A adesão das instituições de extensão ao PNGEO são estratégicas para a execução do programa no Brasil. A equipe da CBA encontrou na EBDA um grupo receptivo e disposto a executar o georreferenciamento apícola em todo o estado da Bahia.




 Voltar