Topo

Notícias

13/11/2007

Ações reforçam utilização do mel como alimento


Grande fonte de energia, vitaminas e minerais, o mel ainda é pouco utilizado no Brasil como alimento, tendo seu consumo apenas e erroneamente associado a tratamentos, ou seja, utilizado como remédio. Para ampliar a demanda pelo produto, várias ações são realizadas em todo o país, para mostrar sua importância e valor nutritivo. A inclusão do mel na merenda escolar, por exemplo, tem sido uma saída em municípios para ampliar o consumo e despertar nas crianças o interesse pelo produto.

Em Curitibanos (SC), todas as escolas públicas já utilizam o mel na merenda escolar. Com apoio do Sebrae, a Prefeitura mantém parceria com os apicultores que participam do Arranjo Produtivo Local, fornecendo mel para as escolas. A iniciativa tem agradado. "Os pais pedem para levar mais sachês de mel para casa porque, além do valor nutricional, ainda previne contra gripes", conta a diretora do Centro de Educação Infantil Doutor Alfredo Lenser, Silvia Vezaro. Desde o ano passado, as 200 crianças do colégio recebem um sachê de mel por semana. O mel é distribuído na saída da escola.

No Mato Grosso do Sul, uma lei estadual também colocou o mel no cardápio da merenda escolar. Toda a rede pública terá que incluir o produto na alimentação das crianças. No Piauí, três cidades têm lei municipal que inclui o produto na merenda dos alunos.
 




 Voltar