Notícias
Município produz melhor mel da Bahia
Joísa Ramalho
Pela segunda vez consecutiva, o mel produzido no município de Barra do Choça é considerado o melhor em todo o Estado da Bahia. O produto atingiu os índices máximos nos quesitos aparência, umidade, sabor e observações microscópicas segundo a comissão julgadora do II Congresso Baiano de Apicultura, realizado entre os dias de 19 e 22 de março na cidade de Paulo Afonso. As amostras premiadas foram inseridas no evento pelo apicultor barrachocense Luiz Jordans Ramalho Alves (Apis Jordans), que também recebeu o título de terceiro lugar na categoria rótulo de produto apícola.
Na opinião do apicultor, a região Sudoeste da Bahia é privilegiada com sua diversidade floral “adequada para a produção apícola”, o que explica o sucesso repetido da qualidade do mel, já premiado com o mesmo título no último congresso estadual. Alves salienta ainda que além da interferência da vegetação a excelência do produto é conseqüência do alto rigor técnico dos profissionais da região no manejo e produção do mel de uma forma geral.
“Uma técnica bastante utilizada na região é a “apicultura migratória”, que consiste no aproveitamento constante dos microclimas existentes na região do Planalto da Conquista. Como a caatinga, mata de cipó e mata úmida. Ao invés de manter as colméias num único ponto durante todo o ano, através dessa técnica o apicultor da região aumenta consideravelmente o índice de produtividade e até mesmo da qualidade do produto, explica Luiz Jordans.
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, também foi destaque no evento com a participação da caravana de acadêmicos e alunos dos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Os trabalhos visuais e de pesquisa científica dos professores Ana Maria Waldshimidt e Paulo Sergio Cavalcante Costa, foram premiados com o primeiro e segundo lugar consecutivamente num concurso de painéis.
“O congresso é importante no sentido de possibilitar renovação de técnicas e conhecimentos da área para os apicultores de todo o Estado. Através do meu trabalho demonstrei a importância da abelha do gênero Apis no aumento da produtividade de culturas como a do urucum, por exemplo”, avaliou Cavalcante.
Fonte: Diário do Sudoeste
Voltar
Anteriores
23 anos da Apis Jordans
22/10/2018
Redes Sociais - Apis Jordans
19/10/2018
Apis Jordans no Mosaico Baiano
17/09/2018
No ar na EBC Rádio Brasília
09/06/2018