Topo

Notícias

07/01/2005

Alegria Passageira


Nos últimos dois anos, nossos apicultores viveram momentos de glórias, com as exportações o preço do mel disparou e todos ganharam um bom dinheiro.

Muitos aproveitaram para comprar um carro novo para o trabalho, outros investiram construindo casa do mel, compraram equipamentos novos, ampliaram os apiários e tudo era alegria.Por diversas vezes, a FAASC procurou alertar dizendo que isso tudo era uma alegria passageira, que o preço do mel iria cair, e que contrair dívidas não era um bom negócio. não erramos em nada. Tudo o que dissemos os apicultores já estão sentindo, o preço do mel caiu vertiginosamente e deixou muita gente preocupada.


Para aqueles que investiram sem precisar contrair empréstimos, resta lamentar que a alegria acabou, agora para aqueles que contraíram dívidas a coisa ficou difícil, a safra deste ano no Sul do Brasil não promete ser gorda, e ai complica mais, enquanto as embalagens e os combustíveis sobem de preço, o do mel cai, e isso tudo somado a uma safra frustrada, com certeza vai deixar muitos apicultores sem saída.


Por isso, é bom evitar euforia e andar sempre com os pés no chão.

                                       Eloy Puttkammer
Presidente da FAASC




 Voltar