Topo

Notícias

30/10/2007

Apis Jordans inova e investe em controle de qualidade


Por meio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, a Apis Jordans promove treinamento para implantação do sistema controle de qualidade da produção. Com duração total de nove meses, o curso é ministrado pelo engenheiro de alimentos Silmar Baptista Nunes.


Durante as visitas mensais do consultor dos sistemas FIEB/ SENAI, os funcionários da empresa são capacitados de acordo com o Manual de Boas Práticas de Fabricação, um dos pré-requisitos para atender às normas de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, sistema desenvolvido para garantir a qualidade de produção de alimentos seguros à saúde do consumidor.


Segundo Silmar Baptista Nunes, a Apis Jordans é umas das primeiras empresas do setor apícola no estado a desenvolver esse tipo de treinamento. A inovação tecnológica também inclui a análise e controle da qualidade do mel nos laboratórios do SENAI em Salvador.

O Sistema – O APPCC é recomendado por organismos internacionais como a OMC (Organização Mundial do Comércio), FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo MERCOSUL, além de ser exigido pela Comunidade Européia e pelos Estados Unidos. No Brasil, o APPCC foi instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998.

Com a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, as indústrias autorizadas pelo Serviço de Inspeção Federal – SIF, ficam aptas a operar de acordo com modernos procedimentos adotados no controle higiênico-sanitário das matérias-primas e dos produtos de origem animal.

O Sistema contribui ainda para uma maior satisfação do consumidor, tornando as empresas mais competitivas e ampliando as possibilidades de conquista de novos mercados nacionais e internacionais. Outro benefício é a redução de perdas de matérias-primas, embalagens e produtos.

Pra saber mais, acesse o Manual Genérico para APPCC em Indústrias de Produtos de Origem Animal no portal do Ministério da Agricultura




 Voltar